Pessoalmente sempre usei Bluetooth e sem problemas. Um dia tive alguns contratempos com a ligação ao Zwift recomendaram-me a ANT+ o que tenho usado ate agora. O perder ligação frequentement levou-me a pesquisar e perceber o que se estava a passar e fazer um pouco de investigação.
Fazendo alguma investigação para tentar perceber o porquê do uso de uma ANT+? dá uma ligação fixa a um canal mas não muito sólida e com uma frequência muito perto das frequências da internet wireless o que nos pode dar muitas dores de cabeça, sendo mesmo o recomendado desligar o wireless e usar internet por cabo.
Por outro lado o Bluetooth, tem uma ligação híbrida e adaptativa podendo em milissegundos escolher canais diferentes para um ligação sem cortes.
Poupanca de Energia:
ANT+ funciona a 4-8 Hz, 4-8 vezes por segundo enquanto o Bluetooth funciona a 1 Hz por segundo.
O bluetooth só consome energia quando tem uma ligação feita a um dispositivo enquanto que a ANT+ está sempre a consumir quando está ligada e não desliga.
Como no Zwift estamos ligados à corrente, esta parte não nos faz grande moça. Isto poderia ser mais aplicado para quando vamos na nossa bike e queremos poupar energia para longas distâncias.
Atualmente a ANT+ está a ser deixada de parte em todos os equipamentos e o Bluetooth está presentemente a evoluir sendo usado como a última Tech.
Bluetooth é visto como robusto e energia-eficiente, e compatível com maior parte dos equipamentos. A sua habilidade para ter múltiplas ligações é vista definitivamente como a Tech do futuro.
Desvantagens do Bluetooth, ou não, quando um equipamento está ligado a outro por bluetooth, ele não consegue partilhar informação a outro, ex: se tivermos um rolo ligado a um computador, não vai ser possível encontrá-lo em outros dispositivos. Enquanto que o uso da Ant+ o mesmo sensor de cadência pode estar ligado ao Garmin, ao relógio e a outro equipamento ao mesmo tempo a emitir a mesma informação.
No meu ver e fazendo rides ao lado da minha mulher, o Bluetooth é uma óptima opção para não misturarmos as ligações, como já aconteceu obviamente.
Claro que existem vários dispositivos com mais do que um canal de Bluetooth o que deixa ligar mais do que 1 dispositivo ao mesmo tempo.
Dando uma olhadela no blog do Zwift, existem muitos riders a testemunharem que o Bluetooth é mais responsivo e dá menos problemas de ligação.
Visto isto, e estando sempre a prender, irei mudar para Bluetooth para perceber se será a melhor opção.