Levei a escrever este artigo derivado dos problemas que tive durante algum tempo com as ligações do rolo ao Zwift. Acontecia-me muito acerca do 45m de corrida um corte de 2 a 3 segundos onde ficava sem ligação nenhuma, isto durante um TTT é logo para perder o grupo e já foste.

Um pouco de background: Tenho um setup com um Gaming desktop, ligado por Ant + ao NEO 2. Por vezes ligo por Bluetooth os controles (Zwift Play). Ao lado tenho o Setup da mulher onde usa um Neo 2T ligando pro Bluetooth ao iPad.

Posso dizer que o setup da mulher é sólido e robusto, e o que eu chamo “plug and go” para quem não tem tempo e não quer muitas invenções é o melhor que existe.

Já o meu sendo um pouco mais complexo dá alguns problemas.

Desde o início e começando pelas coisas básicas, eu usava a minha ANT + ligada diretamente no PC, dava-me cobertura suficiente para chegar ao rolo e a banda cardíaca sem problemas, mas quando a ligação começou a ter cortes quer perceber o porquê e como a melhorar.

Existem várias coisas básicas que podemos fazer muito rapidamente e que melhoram o desempenho da ligação.



 1- desligar a poupança de energia das USB.

Algumas entradas USB, especialmente às 3.0 que normalmente tem uma cor Azul, existe uma opção de desligar automaticamente ao fim de um tempo para poupar energia. Essa opção deve ser desligada urgentemente. E também é aconselhável usar as entradas pretas, que dão menos problemas.
Vão a Device Manager, abrem todas as USB que tem lá e procuram por Power Management, e tiram o certo de Allow the computer to turn off this device to save power.
Imagem abaixo.

2- Mover a ANT+ para junto do rolo

ANT + é sensível a vibrações e outras frequências, não é aconselhável estar no próprio PC/portátil, deve de ser sempre usada uma extensão e neste caso uma extensão de USB com amplificação, para ser alimentado e não perder a sua ligação por falta de energia. Normalmente estes cabos têm uma saída ou entrada mais volumosa que as sem alimentação, assim deverá ser colocada mesmo junto ao rolo.

Para maioria estes dois pontos acima resolveram a maioria dos problemas, mas para quem quiser ir mais dentro do assunto, há mais…. muito mais…. veja abaixo. Usando como referência uma página do Facebook onde os mais entusiásticos se encontram e debatem este tipo de assuntos (ZPCMR – Zwift PC Masters & Riders) existem algumas outras alternativas para perceber onde andam os problemas de ligação que podem ser também originados por factores externos.

3- Esquecer dispositivos antigos que não sejam necessários.

Para quem tem alguns dispositivos a volta aconselho a fazer este processo frequentemente, para os Zwift não ligarem a outros dispositivos não pretendidos. Assim, se estiver memorizado no zwift só os equipamentos necessários quando ligamos nem precisamos de selecionar nada que o Zwift assume automaticamente os dispositivos já selecionados anteriormente.

No meu caso, como já usei o rolo da esposa tive de fazer este processo para o meu Zwift esquece-lo porque se não ligava a Power a um rolo cadência a outro e ERG a outro.

Para PC/MAC

1.desligar Zwift

2. No Meu computador abrir meus documentos e entrar na pasta Zwift

3. Apagar os ficheiros “Known Devices.xml” e “prefs.xml

Para iPad

Desinstalar e voltar a instalar o Jogo

3- zwiftalizer.com

Neste free site conseguimos fazer um login e fazer upload dos nossos Log. O Log é um registo que o Zwift faz criando um ficheiro onde regista o que se passa em termos de ligações e se calhar algo mais, mas aqui vamos analisar as ligações.

Rapidamente com explicar alguns dos pontos chave do software depois de receber os nossos ficheiros.

Para isso tens de fazer login no site e ir a Meu computador/Zwift/Log, e estarão lá todos os registo de vezes que entraste dentro do Zwift, normalmente o último está em baixo de tudo ainda só com o nome “Log”.

Carrega-se para esse software e ele manda um quadro parecido a este em baixo que eu vou explicar as partes que acho mais importantes.

 Devices, está bem específico só estou a usar dois canais da Ant+, por vezes podes ter mais coisas ligadas a volta como outros equipamentos que já usaste antes como rolos, bandas cardíacas, computadores da bike, qualquer coisa que já tenha sido ligada ao PC anteriormente.

– Depois mais abaixo o sistema reconhece as especificações da nossa máquina e entramos no Graphics Performance: one temos a nossa gráfica a trabalhar para entregar nos jogo e ao mesmo tempo levar nos aos outros participantes. No gráfico azul está demonstrado os Frames por segundo ou seja as vezes que a imagem muda por segundo, obviamente quanto mais melhor, mas o nosso cérebro só absorve até um certo limite, por isso se limitarmos a gráfica vamos ter uma melhor performance, explico isso em outro artigo.
– UDP Network metrics: Este gráfico amarelo e roza no topo demonstra o tráfego de informação entre o teu PC e o servidor dizendo onde está o teu avatar aos outros a roza e onde se encontram os outros a amarelo. Quanto maiores são os valores mais Riders tens à tua volta e isso faz com que o CPU tenha um desempenho maior e baixando o número de FPS. Estes valores são calculados em número de packs de informação por minutos recebendo a informação da posição dos mais próximos 100 riders à tua volta, sim não consegues ver mais de 100 riders.

RxFail – Este gráfico mostra os momentos em que o Zwift falhou ao receber mensagens da ANT+ no canal 1. O normal é receber 4 mensagens por segundo, Podem existir várias causas mas neste caso o autor aconselha a não usar wireless 2.4GHZ e especificamente o canal 10 porque usa a frequência de 2,457GHZ o que é a mesma frequência da ANT+ . Deve-se evitar canais de 9 a 12.
Para problemas maiores o autor do site aconselha a usar antes Bluetooth, por funcionar como híbrido, não tem uma ligação permanente a um canal como a ANT+ podendo durante o mesmo segundo andar a saltar de canais a procura de uma melhor ligação.
Logo a seguir temos o Rx do canal 2 que neste caso é a banda cardíaca.

Ant+ FET – Este gráfico mostra os momentos em que o rolo controlável não recebeu a informação correta na resistência, basicamente o rolo não vai corresponder ao gradiente % apresentada no Zwift

Ant+ Disconnects – Este gráfico mostra o momento em que o sensor da ANT+ falhou ao receber os 8 pacotes pretendidos no intervalo de 2 segundos.Bluetooth FTMS – não tem informação porque não estava a usar, mas ia demonstrar a vezes que o Bluetooth falhou ao enviar as mensagens de gradiente do Jogo.

PD Network Timeouts – mostra a quantidade de vezes que a network falhou a entregar a informação necessária.

UDP Net Error– mostra as falhas na transferência de dados entre o Zwift e o cliente.

UDP Net Disconnects – O nome não está correto com a informação que demonstra, mas é assim o número de vezes em que cliente não recebe a informação necessária pretendida, por exemplo onde estão os outros riders ou gráficos do jogo.
Udp Net Connects – representa o número de vezes que existe falha na transmissão de informação entre o cliente e a network.

Latency Test Failures – E por fim vou referir só mais esta que acho também importante. Este gráfico mostra as vezes que o Zwift detectou o atraso na entrega de informação.

4- thisisant.com
Dêem uma vista de olhos a este vídeo, o autor usa este web site para descarregar um software que lhe dá a exata quantidade de informação que a Ant+ está a receber do rolo. Assim podes estar a mover a Ant+ para perceber onde ela está a receber mais informação e posicioná-la no melhor sítio.

https://youtu.be/JqENo3GjebY?si=sUA0RnNv-OtsmXnj

Vou tentar colocar o programa aqui, porque o site dá um pouco de trabalho e o login tem de ser aprovado pelo admin e demora um pouco.

Espero que dê um pouco de ajuda nesses problemas.

Compartilha com os teus amigos:
1
0
Scroll to Top